profissões de exatas salvar o mundo

19-03-2020

7 profissões de exatas para quem quer salvar o mundo

Os cursos de exatas abrigam diversas profissões que vão nos ajudar a salvar o mundo. Duvida? Neste post apresentamos as profissões de exatas que podem ajudar pessoas e o planeta.

 

As profissões de exatas estão sempre associadas ao seu raciocínio lógico e, principalmente, os números(!). O que muita gente esquece é que estas skills são valiosíssimas nos campos de estudos que têm como objetivo trazer um bem maior para a sociedade e o planeta.

Neste artigo, separamos as profissões de exatas mais indicadas para os jovens que possuem gosto pelos estudos da área, mas que tem em si uma vontade grande de fazer algo maior pelo ambiente em que está inserido. Ficou curioso? Então vamos lá!

Show Off Super Hero GIF by CBeebies HQ - Find & Share on GIPHY

 

Quais as profissões de exatas mais indicadas para quem quer salvar o mundo?

 

Como já falamos neste post, as skills ligadas às ciências exatas são fundamentais para o profissional do futuro. E muitas das consideradas “carreiras em alta no mercado”, recebem este rótulo justamente por ter um papel importante na saúde, sustentabilidade e bem estar social. Aqui vamos citar alguns exemplos.

 

Química e Engenharia Química

Para quem não se lembra, as ciências exatas são formadas, principalmente, pelos conhecimentos da matemática, física e química. Claro que todos os conhecimentos tem seu papel na tarefa de tornar o mundo um lugar melhor. Mas, neste tópico, vamos nos referir à química.

A faculdade de Química se aprofunda nos estudos da matéria em suas mais diversas formas. Os profissionais formados podem se especializar em diversas áreas de atuação. Uma delas é a Química Farmacêutica/Medicinal, que une conhecimentos da matéria, com biologia, biomedicina, farmacologia, e outros, para desenvolver e aprimorar remédios e medicamentos. Em tempos de coronavírus (bate na madeira três vezes para não pegar! – e lave as mãos!), impossível não lembrar deste ramo, pois estamos todos na torcida por um remédio/vacina eficiente (ou mesmo em busca de álcool gel).

Mas, além deste ramo, um estudante de química ou engenharia química pode se especializar em práticas sustentáveis, como na produção de biocombustíveis ou buscando soluções para o setor industrial

 

Engenharia Ambiental

A Engenharia Ambiental é sempre apontada como uma das profissões em alta, com papel importante para o nosso futuro. Isso porque a área de atuação das pessoas formadas no curso consiste em buscar meios de reduzir (ou eliminar) os impactos das atividades humanas no meio ambiente.

Ou seja, Engenheiros Ambientais trabalham diariamente para preservar nossos recursos naturais e nossa saúde, verdadeiros Super Heróis da Liga das Exatas. Entre as suas áreas de atuação, podemos destacar o saneamento, recuperação de áreas degradadas, construção civil, controle de poluição e planejamento e gestão ambiental.

 

Engenheiro Agrônomo ou Florestal

A atuação deste profissional é semelhante à anterior. Mas é mais focada na recuperação de áreas degradadas, na orientação da produção agropecuária e na aplicação de recursos naturais de forma sustentável.

Já faz um bom tempo em que as práticas sustentáveis vêm recebendo mais atenção. No que diz respeito às áreas de produção de gado e de vegetais, esta preocupação cresce cada vez mais, assim como a valorização dos engenheiros agrônomos e florestais.

 

Engenharia de Produção / Logística

Como já falamos neste artigo, a Engenharia de Produção, e os profissionais de logística, têm e terão um papel fundamental, principalmente em um país grande como o nosso. Encontrar meios de evitar desperdícios nos processos de produção, ou soluções logísticas de distribuição, como de comida, de medicamentos… Embora a profissão tenha um viés bem mercadológico, é inegável sua importância e a contribuição que tem para a sociedade como um todo.

 

Energias Renováveis

Como o próprio nome já diz, o profissional formado (ou especializado) em Energias Renováveis busca encontrar formas de energias que são… RENOVÁVEIS! Tão óbvio quanto a descrição, é a importância do papel que esta pessoa desempenha na sociedade. Inclui tanto modelos já conhecidos, como a energia eólica, solar e hidráulica, mas também a busca por novos modelos e fontes eficientes e sustentáveis.

 

Gestão de Resíduos

Esta é outra profissão constantemente ranqueada entre os cargos do futuro. E, novamente, atua fortemente nas práticas sustentáveis. O objetivo deste profissional é diminuir ao máximo os resíduos gerados por uma empresa. Mais do que isso, a prática busca encontrar também uma forma de reutilizá-los, o que traz benefícios ambientais e econômicos, abrindo novas possibilidades de receita.

 

Ciência da Computação – Desenvolvedor

Os programadores e desenvolvedores também podem ter um papel importante para o nosso futuro como humanidade (saiba mais sobre o curso de Ciências da Computação). Claro que o mercado tecnológico nem sempre é um mar de rosas, e a ética é uma questão constante envolvendo novos aplicativos, gadgets e redes sociais, principalmente no controle da informação gerada por tudo isso. Mas, a maior parte do trabalho destes profissionais surge com o intuito de melhorar o mundo.

Por exemplo, nos dias atuais, milhares de programadores no mundo inteiro se unem para criar mapas sobre o coronavírus, assim como já fizeram em casos de desastres ambientais.

O mesmo vale para os dispositivos wearables, que, mesmo com um viés fortemente comercial, surgem para ajudar no cuidado de idosos e no controle da nossa saúde.

 

Em geral, todo profissional pode ajudar o mundo nas suas rotinas de trabalho. Basta usar seus conhecimentos com responsabilidade. Aqui no Joby, você encontra tudo sobre as profissões de ciências exatas. Esperamos que os seus estudos e empenho nos ajudem a fazer do mundo um lugar cada vez melhor.