o que é estatística

02-10-2020

O que é estatística? Tudo o que você precisa saber sobre esse curso e profissão

Conheça mais sobre o curso de estatística, disciplinas principais, campos de atuação, profissão e média salarial.

 

 

A área estatística tem se tornado, a cada ano, mais popular.

Seja devido aos conceitos de Big Data, algoritmos ou outras questões, o fato é que essa profissão tem sido mito procurada pelos jovens.

E, no caso de 2020, esta área estará ainda mais evidência devido às eleições.

Seja em jornais impressos, televisivos ou na internet, as estatísticas ficarão ainda mais presentes na rotina de todos.

Por isso, o post de hoje vai trazer tudo o que você precisa saber sobre o curso de Estatística. Ficou curioso? Vem comigo, então!

 

 

 

Estatística: entendendo esse curso

 

Antes de entendermos o que estuda o curso de Estatísticas e outros aspectos, é importante compreender como esse curso se consolidou no Brasil.

Os cursos de graduação em Estatística foram provenientes do desmembramento de Departamentos de Matemática.

Uma outra curiosidade é que o currículo mínimo dos cursos de graduação em Estatística foi estabelecido à semelhança do currículo da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), criada com o objetivo de formar profissionais para as necessidades técnicas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ao qual está ligada.

Dessa forma, os cursos de graduação em Estatística não incorporavam realidades e temas mais plurais relacionados com as demandas referentes a outras áreas do conhecimento e das necessidades não acadêmicas, como na indústria, nos órgãos de governo, nas organizações e empresas de diversos ramos de atividade.

Mas, afinal, o que faz um estatístico?

De acordo com o Conselho Federal de Estatística (CONFE), as áreas nas quais um estatístico pode atuar são as mais diversas. Ou seja, praticamente não há área da Ciência em que a atuação do estatístico não seja possível.

 

Dentre as áreas, têm-se:

  • Medicina;
  • Agricultura;
  • Engenharias;
  • Economia;
  • Ciências Sociais;
  • Jornalismo;
  • Administração.

 

Além disso, o próprio CONFE traz diversas questões organizacionais que um estatístico ajuda a solucionar de maneira muito mais precisa e eficiente, tais como:

 

  • Estabelecer parâmetros de qualidade ou controlar a assertividade do produto ou serviço;
  • Saber o que os clientes esperam de determinada empresa, produto ou serviço;
  • Prever o resultado de uma eleição e interpretar o que dizem os eleitores;
  • Mapear os diversos tipos de clientes;
  • Entender melhor o mercado;
  • Realizar previsão de vendas;
  • Estabelecer ou estudar características comuns dos pacientes;
  • Planejar um levantamento amostral;
  • E muito mais.

 

Ou seja, percebe-se que a área de estudo da Estatística é extremamente ampla e envolve várias outras profissões e segmentos da economia.

Uma outra curiosidade sobre a Estatística é que no dia 29 de maio é comemorado o dia do Estatístico e do Geógrafo. Sabe por quê? Porque foi em 29 de maio que ocorreu a fundação do IBGE.

 

 

O que se estuda no curso de Estatística?

 

As Diretrizes Nacionais do Curso de Estatística publicado pelo Ministério da Educação (MEC) estipula que o Núcleo de Conhecimentos Fundamentais do curso é necessário ser composto por um conjunto de componentes curriculares abrangendo as seguintes áreas:

 

  • Matemática: Cálculo Diferencial e Integral, Geometria Analítica e Álgebra Linear;
  • Computação: Informática Básica (edição de textos, planilha eletrônica, Internet) e pacotes estatísticos, domínio de uma linguagem de programação, conhecimento de sistemas de bancos de dados;
  • Probabilidade;
  • Estatística: Métodos Estatísticos paramétricos e não paramétricos (Estatística Descritiva, Estimação e Teste de Hipóteses), Tópicos Essenciais de Inferência Estatística, Modelos Lineares, Amostragem e Análise Multivariada;
  • Estatística Computacional: métodos de simulação, geração de variáveis aleatórias.

 

 

 

Estatística e o mercado de trabalho

 

Como já vimos, as áreas de atuação de um estatístico são as mais variadas. Por isso, trouxemos aqui 3 (três) áreas de atuação bem interessantes.

 

 

Setor financeiro

 

Em diversos tipos de instituições financeiras, como bancos e operadoras de cartão de crédito, a atuação dos estatísticos vem crescendo a cada ano.

 

 

Agronegócio

 

Até no setor agrícola os estatísticos têm atuado com muita precisão como, por exemplo, realizando estudos para um maior aumento e eficiência da produção, análise de mercado, projeções para o segmento, dentre outros.

 

 

Bioestatística

 

Como o próprio nome já revela, o Bioestatístico vai coletar e analisar dados para pesquisas na área da Biologia. Ou seja, sua atuação é no setor da indústria farmacêutica para, por exemplo, analisar dados clínicos a fim de criar novos medicamentos e tratamentos.

 

 

 

E a média salarial?

 

Essa é uma questão que também precisa ser levada em consideração quando vamos escolher nossa futura profissão.

Os salários dos estatísticos variam muito, tanto em função dos cargos que ocupam, do setor de atividade econômica em que atuam, sua titulação, experiência e outros fatores. O site do CONFE traz uma proposta de honorários baseada em dados de sistemas periciais.

Em termos de média salarial na prática, utilizando como referência a cidade de São Paulo (SP) em julho de 2020 temos que um estatístico ganha R$ 7.467,91 para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais, com um teto salarial de R$ 14.954,68 (Fonte: Salário.com.br).

Você está pensando em estudar Estatística?

O CONFE tem uma lista com os principais cursos de graduação em Estatística no Brasil.

Uma outra dica é o curso on-line de Estatística, com carga horária de 60 horas, oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parceria com o Ministério da Educação (MEC). Esse curso é direcionado para a estudantes de graduação e concluintes do Ensino Médio. O curso aborda conceitos fundamentais da estatística, aspectos sobre a coleta, análise e interpretação de dados.

 

Está gostando de conhecer mais sobre as diversas áreas de estudos? Separamos aqui mais 3 (três) textos que, certamente, você vai gostar muito:

Guia das Ciências Exatas;

Quer fazer Matemática? Descubra onde você pode trabalhar;

Você sabe o que é número primo?

 

Se você quer continuar atualizado sobre as novidades, tendências e dicas para futuros profissionais das mais diversas áreas, acompanhe o Joby.