matematica onde trabalhar

29-05-2020

Quer fazer matemática? Descubra onde você pode trabalhar

Saiba onde pode trabalhar um profissional formado em matemática

 

“Onde trabalha uma pessoa formada em matemática?”. Tá aí uma pergunta que muita gente faz. Mesmo quem nem sonha em cursar matemática na faculdade.

Durante nossa vida, a maior parte do contato que temos com profissionais de matemática é através de nossos professores. E, sim, o ensino é um dos principais destinos dos bacharéis.

Acontece que as contas não param por aí. Quem se forma em matemática pode trabalhar em diversos outros setores. Talvez, este número venha a crescer cada vez mais: já que o interesse pelo setor financeiro vem aumentando no Brasil, assim como as novas tecnologias (e seus algoritmos – matemática!) conquistam cada vez mais território em nossas vidas.

 

Onde você pode trabalhar caso se forme em matemática:

Como você já pode ter percebido logo acima, além do ensino e da vida acadêmica, o matemático também é requisitado no setor financeiro e tecnológico. Abaixo vamos apontar exemplos de onde este profissional pode trabalhar:

  • Professor de Matemática (escola e universidade)
  • Mercado financeiro e econômico (bancos, financeiras, empresas de investimento, fazendo projeções de investimentos, gestão de risco, etc)
  • Tecnologia (cálculos para algoritmos, desenvolvimento de software, banco de dados e até inteligência artificial)
  • Biomatemática (Exatamente isso: a união entre a biologia e a matemática. Para entender melhor, clique aqui)
  • Pesquisas científicas
  • Marketing (otimizando a análise de dados e os custos de investimento nas empresas)

Entre outros!

 

Qual o perfil de um profissional de matemática?

Vamos começar pelo óbvio: é preciso gostar de números, resolver cálculos, rachar a cuca, enfim, tem que gostar E MUITO de matemática.

Outra característica marcante é o raciocínio lógico e a aptidão por resolver problemas. Estes dois, por sinal, abrem muitas portas no mercado de trabalho.

Mas, além disso, é necessário gostar de estudar! Não porque matemática é difícil (ok, também por isso), mas principalmente pela variedade de oportunidades no mercado de trabalho. Independente da área que quiser atuar, seja como professor, pesquisador, financeiro ou até marketeiro, após formado, você deve seguir estudando e buscando mais e mais especializações se quiser encontrar as melhores oportunidades.

E aí, decidiu se vai estudar matemática na faculdade? Independente da resposta, indicamos este post que escrevemos com dicas de aplicativos para estudar matemática.

Acesse nosso blog e saiba tudo sobre as ciências exatas e suas profissões.