Quer estudar física na faculdade?

05-06-2020

Quero fazer física: saiba o que você vai estudar e onde trabalhar

Tudo sobre a faculdade de física. Os campos de estudo, o que faz alguém formado em física (onde trabalha) e qual o perfil do profissional.

 

O que leva alguém a querer estudar física na faculdade?

Pra quem assiste ou já assistiu The Big Bang Theory, sabe muito bem que essa pergunta seria capaz de irritar (e muito!) o seu personagem principal. E, neste sentido, apostamos que existem vários “Sheldons” por aí”. Afinal, a física é capaz de explicar TUDO, não é mesmo?

Brincadeiras à parte, o post de hoje é dedicado a todas as pessoas que pensam em estudar física na universidade. Você é uma delas? Então vem com a gente!

 

O que é física?

Impossível falar sobre isso sem voltar ao The Big Bang Theory. Primeiro, porque acreditamos que o seriado deve ter influenciado muitas pessoas a tentar física no vestibular. Segundo, porque em um dos episódios, o Sheldon tentou responder esta mesma pergunta…

 

Bom, a física é a ciência que estuda a natureza. E, como o Sheldon estava tentando explicar, isso já está implícito na etimologia da palavra.

“Física” tem sua origem no termo grego physiké, que significa “natureza”. O uso desta palavra está sempre relacionado à outra palavra grega, episteme, que significa conhecimento, ou ciência. Ou seja: a ciência/estudo da natureza.

Quando falamos anteriormente que a física pode “explicar tudo”, não estamos brincando. Ela estuda a natureza e seus fenômenos em todos os aspectos: os componentes fundamentais do universo, as forças que interagem entre si e os seus efeitos. Para quem quiser entender melhor o que ela é de fato, recomendamos esta leitura. O texto de hoje é mais focado na formação em si.

 

O que você aprende (os campos) estudando física na faculdade

Segundo a UFRJ, após graduado, o físico deve ter conhecimentos básicos em Mecânica, Termodinâmica, Eletromagnetismo e Mecânica Quântica. E ele aprende isso passando por disciplinas teóricas e práticas. Para quem gosta deste tipo de coisa, parece bem divertido!

Mas, de maneira geral, podemos dizer que um estudante de física, vai se aprofundar ao longo dos estudos nas seguintes áreas:

  • Mecânica: o estudo do movimento e suas causas;
  • Termologia: estudo do calor;
  • Acústica: estudo do som;
  • Óptica: estudo da luz;
  • Eletricidade: estudo da eletricidade
  • Física moderna: estudo de tudo que é relacionado à física após 1900, o que inclui relatividade, física quântica e física nuclear

 

Quem faz física pode trabalhar em que (onde)?

A gente sabe que você gosta de listas. Logo abaixo apontamos as principais áreas de trabalho (ou estudo) para quem quiser se aventurar no universo da física. Mas, é importante reforçar que a maioria dos alunos seguem, em sua vida profissional, o caminho do ensino e da pesquisa. Ou seja, sua vida pode ser bem parecida com a dos personagens do The Big Bang Theory: muitos estudos, teorias, descobertas, publicações, e, cruze os dedos, tomara que o mesmo que aconteceu no final do seriado aconteça com você também (quem não assistiu, procure, não é um spoiler tão grande assim).

Lembrando que, se você quiser ministrar aulas em faculdades, será necessário fazer logo um mestrado. O que não é exatamente um problema, já que mestrados e doutorados não assustam quem é do ramo 🙂

Bom, como falamos anteriormente, aqui estão os principais campos de atuação para os físicos profissionais:

  • Acústica e vibração
  • Astrofísica
  • Biofísica ou física biológica
  • Ensino (fundamental, médio, cursinhos e superior)
  • Física ambiental
  • Física computacional
  • Física médica ou biomédica
  • Física nuclear
  • Indústria
  • Magnetismo
  • Oceanografia física
  • Óptica
  • Pesquisa

 

 

 

Perfil profissional

Se a física é o estudo da natureza, do universo, um bom estudante (e futuramente um profissional) deve ter uma grande sede por conhecimento. É uma pessoa que ama/precisa entender como e porque as coisas acontecem.

Além disso, um profissional de física também deve gostar bastante de estudar, afinal, o seu trabalho não deixa de ser um estudo. E, como você já deve ter entendido, mestrados, cursos, especializações e dourados são muito bem-vindos e respeitados no setor.

Outra boa característica (mas esta você pode, e deve, desenvolver ao longo da vida) é ser organizado. São muitas disciplinas, estudos, e infinitos detalhes. É preciso saber organizar os seus pensamentos, e materiais também, para dar conta de tudo.

E aí, pensando em fazer física na faculdade? Tomara que sim! O Joby é um blog dedicado às profissões das Ciências Exatas. Então quanto mais pessoas se juntarem à este universo, mais feliz a gente fica.

Bom, já que você chegou até aqui, provavelmente tem um bom interesse por números. Então que tal aprender um pouco sobre a Faculdade de Matemática? É só clicar aqui e ler o nosso post!